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Chegada da locomotiva e de carro de passageiros marca importante etapa do passeio turístico Trem Republicano

Salto e Itu receberam na segunda-feira (09), um dos elementos mais importantes para a implantação do Trem Republicano, projeto turístico que envolve as duas cidades. Ponto alto na execução do projeto, a locomotiva que deve passar pelo trilho histórico chega depois de um longo processo por parte do Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano, que culminou com a concessão da operação do trem turístico para a Serra Verde Express.

A locomotiva a diesel, número 3 da Companhia Mogiana – ano 1952, saiu de Campinas da estação Carlos Gomes. A chegada contou também com um vagão de passageiros com capacidade para 56 pessoas, que está sendo restaurado e será utilizado no passeio turístico. A recepção na garagem do Trem Republicano, onde ficarão abrigados em Itu. Ainda nesta semana, a locomotiva e vagão já realizaram os primeiros testes nos trilhos da estação de Itu. O início da operação do Trem Republicano entre as duas cidades está previsto para dezembro deste ano.

Sobre o Trem Republicano

A ideia do projeto surgiu em 2005, durante o 8º Seminário Nacional de Preservação e Revitalização Ferroviária, oportunidade em que foi abordada a história da antiga Companhia de Estrada de Ferro Ituana. Essa companhia foi inaugurada em 17 de abril de 1873, um dia antes da realização da famosa reunião que ficou conhecida como Convenção de Itu, originando o Partido Republicano Paulista, que mais tarde colaborou para a queda do regime monárquico, com a Proclamação da República em 1889. Visando fortalecer o turismo local e regional, a ideia principal desse projeto era reativar essa linha férrea. O trabalho apresentado foi denominado de Trem Republicano.

A primeira conquista para a concretização desse projeto foi no ano de 2007, quando durante a construção da rodovia Engenheiro Herculano Godoy Passos, foi deixada uma passagem para o Trem Republicano, desta forma colaborando para a viabilidade do projeto.

No ano de 2008 as prefeituras das cidades de Itu e Salto conseguem R$ 4 milhões do Ministério do Turismo para executar a obra. Neste momento também é criado o Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano Itu – Salto.

Em 2010 é concedido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), os trilhos necessários para a execução de sete quilômetros de ferrovia, interligando as antigas estações ferrovias entre Salto e Itu.

Em 2014, foi aberta licitação para contratação da empresa responsável pela execução das obras da ferrovia, onde a vencedora foi a empresa Prumo Engenharia Ltda. Mesmo com diversas dificuldades, as obras de construção da ferrovia seguiram seu cronograma durante os últimos anos.

As estações foram reformadas. Em 2019 e 2020, foram realizadas as obras do girador em ambos os municípios, equipamento esse usado para inverter a posição das locomotivas, e essencial para a operação.

Em paralelo, o CITREM trabalhou na elaboração de uma concessão para realizar a operação do Trem Republicano, já que um projeto dessa magnitude exige conhecimento técnico e experiência em ferrovias para que o passeio seja realizado com qualidade e segurança.

O contrato entre o CITREM e a Empresa Serra Verde Express, vencedora da licitação que visa a operação turística do Trem Republicano, foi assinado em agosto de 2020.