Home » Notícias » Membros do CITREM conhecem obras da Estação do Trem de Salto

Membros do CITREM conhecem obras da Estação do Trem de Salto

Membros do CITREM conhecem obras da Estação do Trem de SaltoContas de 2014, quando o Juvenil Cirelli era presidente do Consórcio, foram aprovadas

A Estação de Trem de Salto sediou na manhã da terça-feira, dia 14 de junho, a reunião mensal do CITREM (Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano), que contou com a presença dos prefeitos de Salto, Juvenil Cirelli, e de Itu, Antonio Luiz Carvalho, o Tuíze.

Os presentes, entre eles, as equipes do Consórcio e os vereadores Vanderlei Elcio Silva, o Lobinho e Icrenildo de Jesus Martins, o Lampião, puderam conferir as obras da Estação de Trem, que está em sua segunda etapa com a recomposição e adequação do prédio original.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Luciano Oliveira Santos, rememorou que a concepção para a restauração da Estação partiu do prédio original, onde existiam duas edificações separadas, que abrigavam a casa do controlador e galpão de armazenamento.

“Primeiro foi demolido o prédio que ligava esses dois locais, e que descaracterizava a primeira estrutura da Estação, construída por volta de 1898. Todas as intervenções aconteceram com intuito de preservar a arquitetura desse patrimônio histórico, mas garantindo acessibilidade, conforto e segurança aos usuários”, relembrou.

No espaço demolido está sendo construída a “Estação das Artes”, com projeto contemporâneo, em metal e vidro, que se distingue dos dois prédios. Esse local será disponibilizado para artes plásticas, cênicas, exposições e outras manifestações artísticas.

O antigo galpão de armazenagem abrigará o restaurante, que está em fase de licitação para concessão de uso, e um complexo de sanitários. Já na antiga casa do controlador será instalada, a recepção, bilheteria, sanitários e um pequeno museu destinado à memória do Trem Republicano.

“Trouxemos as equipes aqui para que pudessem conferir o resultado dos esforços empreendidos neste projeto. Desde que assumimos a gestão, tanto o Tuíze quanto eu nos empenhamos em reformular o Consórcio para garantir o andamento das obras”, disse o Prefeito Juvenil Cirelli.

O Chefe do Executivo saltense ressaltou ainda a integração das obras da Ponte Estaiada, a revitalização da Praça Archimedes Lammoglia, o recape das ruas do Centro Histórico. “Estas obras darão um novo impulso ao turismo em Salto como forma de desenvolvimento econômico e geração de renda em nosso município”, completou.

Aprovação das contas – O Tribunal de Contas julgou regular as contas de 2014 relativas ao CITREM, período em que o Consórcio estava sob a presidência do Prefeito de Salto Juvenil Cirelli. A publicação da aprovação foi divulgada no Diário Oficial do dia 9 de junho de 2016.

Autoria da matéria: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Salto.

 

Comments are closed.